RPG Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método científico de avaliação, diagnóstico e tratamento de patologias que afectam o sistema neuro-músculo-esquelético. O método foi criado em França, no ano de 1980, por Philippe Souchard, baseado nos princípios da individualidade, causalidade e globalidade. Estruturado sobre a base da organização muscular em cadeias e a inter-relação existente entre as partes do sistema locomotor, permite abordar a problemática de cada paciente de maneira única. Cada indivíduo manifesta uma mesma patologia de uma forma pessoal, não havendo assim patologias mas sim pessoas com patologias. O sistema muscular é constituído por músculos estáticos ou tónicos, que intervêm na estabilidade, e dinâmicos, responsáveis pelo movimento. Os músculos dinâmicos, quando não trabalhados, tendem a perder a sua tonicidade. Os músculos da estática, pelo contrário, quando não trabalhados, perdem a sua elasticidade, tornando-se rígidos e encurtados. Assim, ambos se tornam fracos. A RPG aborda o paciente como uma unidade funcional, utilizando posturas de tratamento, de forma global e progressiva, com o objectivo de actuar sobre as cadeias musculares tónicas, alcançando uma terapia que permite descobrir a origem do problema, eliminando-a. Assim, estuda-se a biomecânica humana, estabelecendo-se as particularidades do comportamento estático e dinâmico, características anatómicas e fisiológicas do homem. Pela possibilidade de adaptar o tratamento a cada pessoa e à sua problemática específica, a RPG pode ser aplicada a um grande número de casos. Em linhas gerais, é uma ferramenta eficaz no tratamento e correção de alterações posturais e alinhamento corporal. Procura recuperar a flexibilidade muscular, eliminar a dor e restabelecer a função, partindo da importante ligação entre forma, estrutura e função, no estudo e terapia das lesões/patologias do sistema neuro-músculo-esquelético.

A RPG pode ser indicada sem limite de idade, para a maioria das patologias/perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, agudas ou crónicas, com ou sem sintomas.


– Hérnia discal
– Lombalgia/Dorsalgia/Cervivalgia
– Ciatalgia -“Dor Ciática”
– Lesões articulares e pós-traumáticas
– Tendinites etendinopatias
– Ombro Congelado
– Bursites
– Cervibraquialgias
– Dores articulares difusas
– Escoliose
– Hipercifose ou hiperlordose
– Joelhos valgo e varo
– Pé cavo e pé plano

Não existindo uma patologia específica, a RPG é um método profiláctico. Se:
– tem muitas rupturas musculares por ano
– demasiadas lesões por ano
– ou pretende trabalhar a sua flexibilidade

Poderá obter excelentes resultados com esta ténica. Em atletas, a RPG tem resultados, não só ao nível da prevenção de lesões, mas igualmente na melhoria da performance.