QUEM SOU

Eu sou a Ana. Uma algarvia que viveu metade da vida em Lisboa e que agora desembarcou no Porto para se dedicar finalmente aos mais pequeninos.

Cresci envolvida em paixão pelas crianças, passada pela minha mãe, dedicada professora de primeiro ciclo. A minha primeira escola do movimento, de consciência do corpo, da sua biomecânica e fisiologia foi o Atletismo. A este desporto e às pessoas que comigo viveram esta experiência agradeço a escolha da minha profissão.

Com 18 anos rumei à linda e luminosa cidade de Lisboa, uma cidade pela qual tenho um grande carinho, para estudar Fisioterapia (2000/2004) na ESTeSl (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa) e por lá fiquei. Durante o curso realizei um período de Eramus em Barcelona, tendo passado por uma clínica de traumatologia (Clínica Asepeyo), um projeto de intervenção ao domicílio da segurança social, uma Residência para desportistas (Residencia Joaquim Blume) e pelo Centro de Alto Rendimento de Sant Cugat.

Antes de iniciar a minha atividade profissional realizei um projecto de Voluntariado como membro da ONGD Leigos para o Desenvolvimento em Moçambique 2004/2005. Tratei muitas crianças, brinquei com elas e cresci através do contacto uma cultura tão distinta da nossa.

De regresso a Lisboa passei algum tempo a exercer como fisioterapeuta no desporto. Os campos, os treinos, a velocidade do desporto são uma boa base de aprendizagem. Trabalhei com a Selecção Feminina de Basquete Sub-20 – estágios e campeonato da Europa (2006 e 2007) e com a Equipa de Basquetebol GD ESSA (Barreiro) na época 2006/2007. Colaborei com o Fisioterapeuta da equipa sénior de Andebol do Sporting Clube de Portugal (treinos da manhã 2007/2008). Entretanto comecei a colaborar com a Unidade de Medicina Desportiva da Clínica Médica Joaquim Chaves Saúde (Miraflores-Oeiras),  onde estive quase uma década (2008/2017).

Em 2007 realizei a formação de base de RPG (Reeducação Postural Global) e posteriormente os cursos avançados em RPG articular e RPG em patologia craneocervical através das correções oculomotoras. Durante mais de 5 anos dediquei-me quase em exclusividade ao tratamento da coluna. Esta experiência acentuou ainda mais o desejo que tinha desde a minha formação de base de tratar crianças. Precisamos voltar ao início para dar qualidade de vida ao adulto.

Sempre tive um carinho grande pela 3º idade e os seus desafios pelo que nunca deixei de fazer domicílios em geriatria. Colaborei entre 2010 e 2017 com a Clínica Passeio da Estrela (Lisboa), uma Clínica de Psicogeriatria que privilegia o trabalho em equipa e a formação contínua na área.

Realizei várias outras formações e trabalhei em outros espaços, mas vou-me ficar pelas coisas mais relevantes.

Em 2007/2008 iniciei o desafiante curso de Osteopatia, pela Escuela de Osteopatia de Madrid. Foi um curso incrível, longo (6 anos), que me abriu os horizontes e me ajudou a aprofundar o conhecimento sobre o corpo e a saúde e me deu ferramentas de diagnóstico e intervenção muito úteis. A Osteopatia é um mundo.

Em 2017 subi até à cosy Invicta para iniciar a segunda parte da minha vida profissional. Finalmente o projeto de me dedicar à área Pediátrica arranca em grande. Ser mãe é para mim the ultimate challenge. É uma aprendizagem diária que levo na bagagem em cada tratamento de bebés e crianças que realizo.

Em 2017 e em 2018 realizei respetivamente o Curso de Osteopatia Pediátrica e o Curso de Osteopatia Pediátrica nível avançado com o osteopata italiano Marco Mastrillo e uma formação em Reflexos Primitivos na Posturologia Clínica (2018).

Apesar da pandemia, 2020 foi um ano marcante para mim, integrei uma equipa de sonho, dedicada às crianças e suas famílias. Mudei-me de bagagem e coração para o Up2kids – Centro de Parentalidade em V.N.Gaia. Neste ano realizei a formação de Fisioterapia Respiratória em Pediatria, ministrada pelo Fisioterapeuta Paulo Abreu.