Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória, muito conhecida por Cinesioterapia Respiratória, é uma abordagem manual, guiada pela auscultação pulmonar, utilizada em patologia respiratória. Visa mobilizar e eliminar secreções, melhorando assim a dinâmica respiratória, as trocas gasosas, a ventilação pulmonar e o bem-estar do pequeno paciente. Eliminando as secreções eliminam-se também mediadores inflamatórios que mantém o quadro de hipersecreção brônquica/nasal. Na maioria das vezes estas são deglutidas, sendo eliminadas nas fezes que se apresentam mais viscosas.

Esta intervenção é muito efetiva em patologias como a bronquiolite, tão frequente em bebés e crianças pequenas, ou aquando de obstrução nasal, secreções de difícil mobilização e/ou expulsão.

Alguns pais consideram esta abordagem agressiva porque os bebés por vezes choram. As técnicas não são dolorosas podendo ser um pouco mais incómodas para o bebé que se encontra numa situação de fragilidade. É tido o cuidado de respeitar a criança e os seus tempos para que não seja um momento de grande desconforto.

Não é indicada quando o bebé/criança tem febre ou grande dificuldade respiratória.

A Fisioterapia Respiratória é complementar ao tratamento médico e deve ter continuidade em casa com a lavagem nasal com soro fisiológico ou outra solução salina (principalmente antes da amamentação/refeições) que é ensinada aos pais durante a sessão, hidratação e descanso.